fbpx

Dicas para gerenciar melhor sua empresa

Ser o dono de um pequeno negócio é algo que vem atrelado a desafios únicos do tamanho e funcionalidade do negócio. Saber como gerenciar uma empresa pequena é algo complexo. O pequeno empresário deve lidar com todos os desafios de venda, entrega, finanças, administrar e crescer o negócio com ou sem nenhum empregado, tudo isso enquanto tenta alcançar o sucesso. Algumas dicas de como gerenciar uma empresa podem fazer com que estes desafios sejam mais fáceis de lidar. Entretanto, administrar um pequeno negócio pode ser extremamente recompensador pessoalmente e financeiramente.

1.Faça o seu banco trabalhar por você
Gerencie seu pequeno negócio com eficiência financeira explorando todas as opções que o seu banco pode oferecer para os donos de pequenas empresas e escolha o banco certo para o plano financeiro do seu negócio. Muitas instituições financeiras oferecem contas com baixas tarifas administrativas, empréstimos com taxas de juros mais baixas etc, tudo que você precisa para a conta bancária do seu pequeno negócio. Escolher o banco correto, que seja o melhor negócio para o seu negócio, irá lhe ajudar a economizar e valorizar cada real.

2. Visite algum centro de desenvolvimento de pequenos negócios
Algumas cidades brasileiras investem em centros de ajuda ao pequeno empresário. Estes centros permitem acesso a informação gratuita por meio de palestras, cursos e até mesmo consultorias. Algumas delas tem ofertas que são pagas, porém, devido ao papel social de tais instituições, o valor é baixo e o retorno é muito bom. Vale a pena procurar a prefeitura do seu município e se informar!
Ainda, sempre é bom lembrar que você pode visitar consultores e contadores de sua cidade para obter a ajuda necessária. Os serviços prestados por estes profissionais são de muita valia para o pequeno empresário.
Você também pode procurar o Sebrae de sua cidade.

3. Utilize um sistema de gestão financeira
Considere utilizar um sistema que ajude pequenos negócios a melhorar e controlar o seu fluxo de caixa por meio de uma melhor gestão das receitas e despesas do dia-a-dia e controle do crédito dos clientes. Isto irá permitir que você tenha o controle dos novos clientes e monitore os já existentes, gerenciando seus pagamentos e recebimentos com maior segurança. Você pode utilizar Softwares como MicroEmpresa Online(https://Microempresa.online sistema simples gratuito que disponibilizamos) ou pode nos consultar para ter algo mais completo.

4.Crie um plano de negócios e/ou um canvas
Uma das chaves para gerenciar um pequeno negócio é ter um plano de negócios com metas bem definidas e que faça uma projeção do seu crescimento. Planeje bem as suas finanças de modo que você saiba quanto terá que vender para alcançar o seu ponto de equilíbrio e até mesmo quanto você precisará vender para alcançar suas metas de lucros e crescimento para melhorar e desenvolver cada vez mais o seu negócio.
Se você quiser algo mais direto, você poderá fazer um Business Model Canvas. Conforme explica o site TechTudo:

Canvas é uma ferramenta estratégica e empresarial, desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios. Baseada na metodologia Canvas Business Model, o aplicativo adota um quadro com nove áreas estratégi]cas distintas, que servem como um ponto de partida para que empresários possam descrever seus negócios.

5.Networking!
Ganhe o suporte de outros pequenos negócios locais fazendo networking com outros pequenos empresários. Faça parte das associações de pequenos empresários e participe em eventos da comunidade para alavancar conhecimento sobre o seu negócio na área. Participe de funções na comunidade para que potenciais clientes fiquem sabendo dos serviços/produtos que você oferece.

6. Gerencie o seu estoque com eficiência!
Gerenciar o estoque pode fazer com que você tenha sucesso ou quebre seu pequeno comércio, então, gerencie o mesmo com muito cuidado e garante que você está maximizando cada real que está sendo gasto! Invista em pequenas quantidades de estoque no começo e monitore continuamente os números/quantidades dos produtos em estoque para que você saiba o que está vendendo e o que está ficando “encalhado”. Isto irá ajudar você na hora de realizar as compras do seu pequeno negócio. Como gerenciar uma empresa sem saber o seu estoque correto? Esta é uma pergunta difícil, mas acontece. Muitos empresários não sabem quanto tem em casa e nem mesmo qual o produto mais vende e qual lhe da mais lucro, muitas vezes iludindo-se que o negócio vai bem pois vende muito de um produto que muitas vezes só serve para girar dinheiro dentro do pequeno negócio. Rotacione seu estoque para remover itens que não vendem e substituí-los por novos itens que podem vender muito mais!

7. Organize-se!
Nos diversos artigos que já fizemos sobre como administrar uma empresa com sucesso, falamos sempre sobre a necessidade de organização do pequeno negócio.
A organização é fundamental para você poupar tempo. Tempo é dinheiro e uma boa organização pode ajudar você a encontrar os itens do seu estoque mai rapidamente para entregar ao cliente, deixando-o mais feliz pela pouca espera e por não ter que esperar em filas. Além disso, você poderá atender mais clientes em um curto espaço de tempo.
Organize a documentação da sua empresa de forma a ter os dados na mão quando precisar, bem como os relatórios para análise em reuniões ou quando você for analisar o andamento da empresa e tomar decisões estratégicas.

8. Conheça o seu negócio e o mercado em que você está inserido
Esteja sempre na vanguarda e sabendo o que é novidade e as tendências do mercado em que seu pequeno negócio atua. Desta maneira, você consegue se manter competitivo dentro da sua industria. Inscreva-se para receber newsletters online (como a do nosso blog, por exemplo) para estar sempre informado sobre os eventos importantes do seu mercado.

9. Registre-se! Tenha um CNPJ.
Lembre-se de registrar sua pequena empresa e adquirir um CNPJ no CNAE correto em que você pretende atuar. Este passo é importante para garantir que você está tocando seu negócio de maneira legal e de acordo com as regulamentações da industria em que você está inserido. Isto evita multas e fiscalizações desnecessárias que lhe fazem perder tempo e dinheiro. Garanta que você está inserido no CNAE correto e que tenha todas as licenças adequadas, se você for trabalhar com alimentos, por exemplo, você pode fazer o curso gratuito do SEBRAE chamado Boas práticas nos serviços de alimentação (que é um REQUISITO OBRIGATÓRIO para este tipo de negócio).]

10. Qualifique e certifique seus empregados!
Dê emprego para indivíduos com certificação e qualificação na área do seu negócio e caso eles não tenham, invista na qualificação dos mesmos. Uma equipe bem formada e qualificada faz toda a diferença na hora de saber como gerenciar uma empresa. Equipes qualificadas rendem mais que não qualificadas e isto traz retorno financeiro para a empresa, bem como melhor ambiente de trabalho e produtividade individual e coletiva.
Além disso, os clientes irão ter mais confiança no seu negócio e você pode, inclusive, utilizar tal informação a seu favor, anunciando que todos os empregados são qualificados e certificados em suas campanhas de marketing!

11. Ofereça referências
Tenha uma lista de clientes satisfeitos que estejam dispostos a servir como referência para potenciais clientes. Isto irá trazer para futuros clientes a habilidade de verificar a qualidade do seu trabalho e atendimento aos seus clientes.

12. Defina o que você quer vender e para quem
Tenha foco e saiba o que você quer vender e para quem. Definir a persona do seu cliente ideal ajuda muito na direção dos caminhos a tomar na hora de anunciar em jornais etc, bem como na hora de fazer as compras para repor seu estoque.

Gostou? Compartilhe.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Escreva um comentário

A Master em números..

Nosso objetivo é transformar pequenas empresas a serem cada vez melhores, e abaixo você pode ver o impacto que nossos sistemas  estão causando na vida dessas empresas:

Empresas
1 +
Faturamento total
1 Mi
Satisfação
1 %