fbpx

Como Montar o Plano Financeiro de uma Loja de Roupas

Qualquer empresário que quer crescer em seus negócios, precisa de um bom plano financeiro. No artigo de hoje, iremos falar mais precisamente com os empreendedores de lojas de roupas.

Para que sua atividade principal prospere, não é suficiente entender apenas de moda ou de tendências, mas também é preciso ter uma boa gestão financeira.

Então, se você quer aprender mais sobre o que é um plano financeiro, como ele pode ajudar na sua loja de roupas e principalmente, como estruturá-lo, leia esse artigo até o final e comece hoje mesmo a ter um melhor controle das finanças da sua empresa.

O que é um plano financeiro?

O plano financeiro é o conjunto com todas as informações importantes relacionadas às finanças da sua loja. Isso inclui o orçamento, o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a análise dos dados.

Com esse plano, você conseguirá fazer uma melhor organização de sua loja, atualizar seu planejamento estratégico, identificar os caminhos que devem ser seguidos e assim garantir a continuidade e crescimento das vendas.

É também por meio deste plano financeiro que se torna possível mensurar todo o fluxo realizado nos últimos meses. Isso permite ao empresário avaliar se suas ações estão sendo bem-sucedidas e, se for necessário, fazer os ajustes para melhorar os resultados.

A importância do plano financeiro para a loja de roupas 

Como já falamos, uma das funções mais importantes do plano financeiro é garantir a continuidade e o crescimento do negócio. Afinal, esse controle vai permitir que o gestor tenha uma visão ampla da saúde financeira da empresa.

Além disso, é possível pensar em novos investimentos e definir metas, de acordo com a conjuntura e com a realidade econômica do negócio. Em outras palavras, esse plano é de suma importância para melhorar os resultados e evitar que sua loja de roupas trabalhe “no vermelho”.

Portanto, o plano financeiro é fundamental para entender como está a saúde financeira de sua loja, quais metas estão sendo alcançadas e como melhorar o planejamento estratégico do estabelecimento.

Passos para montar um plano financeiro


Nesse plano financeiro, é importante que o gestor tenha todas as informações financeiras do estabelecimento (tudo o que já foi gasto, o que está programado para gastar, previsões de receita, investimentos, etc.).

Depois de recolher estas informações, siga estes 3 passos para montar seu plano financeiro:

  1. Planejar e organizar
    Conforme falamos, é hora do lojista coletar, armazenar e classificar todas as informações sobre a situação financeira real da loja. Isso pode ser feito em uma planilha ou em um sistema de gestão de informações.

Nesse ponto, o uso da tecnologia ajuda demais o tratamento dos dados e minimiza a chance de erros. Um sistema ERP é uma excelente solução para seu planejamento empresarial, pois automatiza os processos e integra as atividades da loja.

Print Dashboard ERP – Master Tecnologia (saiba mais: https://mastertecnologia.net/loja-de-roupas)

Entretanto, é possível também fazer esse controle em uma planilha de excel. Esta pode ser uma parte mais demorada do seu plano financeiro, porque é preciso colocar bastante atenção para não esquecer de quantificar tudo (desde gastos pequenos como café, limpeza, etc. como os maiores como por exemplo os impostos).

Classifique também seus custos e despesas, que apesar de parecerem a mesma coisa, possuem conceitos diferentes. O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos que não estão relacionados diretamente com o produto vendido.

Além dos custos, não deixe de listar suas receitas de venda e entradas de capital. Qualquer coisa deve ser classificada. Pense nesse planejamento como seu plano de contas, que é um conjunto de dados que representa os eventos e movimentações financeiras que acontecem durante as atividades e operações da sua loja.

Da mesma forma, saiba qual é o seu capital de giro e comece a traçar cenários futuros, como por exemplo a venda de roupas em datas comemorativas. Estas podem ser projeções para um ano de funcionamento.

Pesquise o histórico do seu negócio e trace suas metas. Não pense em objetivos impossíveis de serem alcançados, mas também não fique preso aos resultados atuais. Planeje crescimento!

Estas análises servirão como um guia para as decisões que deverão ser tomadas, como a compra de novos equipamentos ou a contratação de funcionários. Nesse momento é importante organizar todos estes dados.

Essa é uma parte muito importante do seu plano financeiro, pois estes dados não irão te ajudar se estiverem desorganizados. Inclusive a falta de organização das informações pode resultar em conclusões erradas e gerar perdas financeiras.

Por isso, crie planilhas inteligentes, use plataformas que centralizem estes dados e que te forneçam informações compiladas e interessantes para o seu negócio.

  1. Monte sua DRE (Demonstrativo de Resultados)
    Com todas as informações coletadas e organizadas, será possível ter o seu DRE, que é um relatório contábil que evidencia se as operações da sua loja estão gerando lucro ou prejuízo.

Assim, você enxergará as principais métricas do seu negócio, como por exemplo como estão seus ativos, quais foram os lucros antes e depois dos impostos e seus prejuízos.

Para o preenchimento correto do seu relatório e o levantamento de indicadores essenciais para a avaliação do seu negócio, fique atento à estrutura básica de uma DRE:

Receita Bruta
(-) Deduções e abatimentos
(=) Receita Líquida
(-) CPV (Custo de produtos vendidos)
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
(=) Resultado Antes IRPJ CSLL
(-) Provisões IRPJ E CSLL
(=) Resultado Líquido.


Apesar do DRE ser feito anualmente, é importante ter um fluxo de caixa diário. Porém através do nosso ERP você pode verificar o DRE em apenas um click e com isso saber exatamente as despesas e os lucros diários permitirá ao empresário entender se será possível pagar as contas, se falta recurso e ter projeções para garantir o funcionamento do seu negócio no curto prazo.

Print DRE Simplificado ERP – Master Tecnologia (saiba mais: https://mastertecnologia.net/loja-de-roupas)

Desta forma, seu plano financeiro te ajudará a identificar as fragilidades e as oportunidades de crescimento da sua loja de roupas. Por isso, é o momento de ter metas e também pensar em saídas para os eventuais problemas detectados.

Gostou? Compartilhe.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Escreva um comentário

Scan the code